terça-feira, 8 de maio de 2012

O Poder da Iluminação

Seu efeito pode passar batido muitas vezes pelos mais desatentos, mas a iluminação é um dos aspectos mais importantes em uma decoração. É ela que dá um clima para o ambiente, do mais otimista, romântico e aconchegante, aos mais descontraídos.
Cada ambiente demanda um tipo de iluminação diferente e também vai depender de qual tipo de atmosfera queremos criar. Existem dois tipos mais comuns de iluminação que podemos utilizar: a iluminação direta e a indireta.
A iluminação direta, como o próprio nome sugere, é quando a luz incide diretamente sobre uma superfície. Conseguimos esse feito utilizando spots, pendentes, luminárias de mesa e abajures, conforme podemos observar nas imagens abaixo:














Já a iluminação indireta é aquela em que a luz incide em uma determinada superfície para ,então, ser refletida e atingir o ponto a ser iluminado. Seja através de arandelas, sancas ou rasgos nas paredes, a luz invade o ambiente com suavidade e conforto. O efeito é de uma iluminação menos óbvia e invasiva e de um ambiente bastante aconchegante. Confira nas imagens abaixo:


















Mas, como vocês devem ter reparado nas imagens, o ambiente ideal é aquele que consegue conciliar os mais variados tipos de iluminação, utilizado cada uma de acordo com a sua finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário