sábado, 7 de abril de 2012

Color Block na decoração

Color block é uma tendência de moda que promete colorir o inverno. O truque consiste em usar peças de cores diferentes, pois como o próprio nome já diz, é para investir em blocos de cores. Cores lisas e "sólidas" compõem com muito estilo o visual. Você pode optar em combinar duas cores ou então escolher uma só e montar um look monocromático.



Mas você já parou pra pensar que esse truque pode ser usado também na arquitetura, para a decoração da sua casa ou apartamento?



E como trazer essa moda tão colorida para dentro das casas? Pode parecer estranho, mas existe uma ligação muito grande entre a moda, arquitetura e decoração. Os profissionais da moda, assim como os arquitetos trabalham sempre com o equilíbrio das formas, cores, texturas e materiais. Assim como a composição de roupas que vestimos, o ambiente onde vivemos ou freqüentamos também deve estar em harmonia.
Uma das dicas para conseguir harmonizar o ambiente utilizando cores tão contrastantes é usar a orientação do círculo cromático.
Se quiser deixar o seu ambiente contrastante, basta usar as combinações com as cores complementares. As cores complementares são aquelas opostas no círculo cromático.


O amarelo, por exemplo, combina muito bem com o violeta; o azul com o laranja, e assim por diante. Quando utilizamos as cores complementares, sempre procuramos trabalhar em conjunto com as cores neutras, que são o preto, cinza, branco e bege. Assim, o ambiente fica em harmonia, pois as cores complementares são muito contrastantes entre elas. Veja como ficam alguns ambientes que seguem esta proposta.






Aqui usaram apenas uma cor no ambiente todo, o que já é outra coisa. Prestem atenção no armário roxo, totalmente clássico. Lindo!


Você não precisa seguir à risca as tendências. Se não quer correr o risco de errar ou se arrepender mais tarde por tanta ousadia, uma dica é escolher sua cor forte preferida e contrastá-la apenas com cores neutras. Com certeza, o ambiente ficará agradável por muito mais tempo. Também poderá usar nas poltronas, almofadas e papéis de parede que são a maneira mais prática de entrar na onda.





E aqui vale uma última dica. Assim como a roupa que vestimos, o ambiente em que vivemos tem que ser a nossa cara e devemos nos sentir bem dentro dele. Sabe quando você prova uma roupa super na moda em uma loja e a vendedora diz que ficou LINDOO!!!, mas mesmo assim você acha que ficou horrível? Com a casa é a mesma coisa. Não adianta ser bonito para os outros, se você não se sentir bem no ambiente. Por isso, busque informações, consulte profissionais da área e também siga a sua própria intuição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário