quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ILUMINAÇÃO

O tipo de luz gerada por um ambiente pode influenciar a atmosfera, com a lâmpada certa e alguns truques simples você pode conseguir o ambinete que desejar com economia no bolso, além de estilo e decoração. Abaixo listamos sete sugestões para criar ambientes convidativos para cada ocasião, de acordo com seu estilo de vida: 
Ambiente convidativo:
Mantenha as áreas externas bem iluminadas. Isso dirige os visitantes à entrada e faz com que se sintam bem-vindos.
Nas áreas internas, distribua a luz. Utilize mais de uma fonte luminosa para evitar o surgimento de silhuetas imponentes.
Um ambiente com iluminação suave faz com que as pessoas se sintam cômodas. Para um efeito ainda mais relaxante, ilumine as paredes e o teto para eliminar sombras.
Utilize iluminação direcional para destacar um objeto interessante como uma escultura ou detalhe da construção. Iluminando seus quadros de cima para baixo colocando um spot no teto.




Ambiente acolhedor:
Utilizando luz ambiente, destaque os sofás na sala de estar e concentre os fachos de luz em uma área central. Isto atrai os olhares para a área central que você deseja destacar.  Use lâmpadas para leitura. Elas devem ser altas o suficiente para iluminar as páginas de um livro sem incidir diretamente nos olhos do leitor. Uma excelente opção são as luminárias pendentes e flexíveis de altura variável. Tochas ao redor da lareira ou quatro luminárias de parede geram uma iluminação cálida. 



 

Ambiente criativo:
Distribua a iluminação para satisfazer as necessidades de cada atividade.
Luzes brancas e brilhantes são energéticas e devem ser usadas para a realização de tarefas que requerem maior atenção.
As lâmpadas de cores cálidas, como o amarelo, laranja e vermelho, estimulam a concentração e a criatividade e aliviam o cansaço.



Ambiente sereno:
Uma decoração completamente branca amplia os espaços e cria um sentimento de serenidade.
Use pedra calcária, mosaicos, espelhos e vidro jateado na decoração. Esses materiais refletem a luz e aumentam a sensação de tranquilidade.
A iluminação suave tem um efeito relaxante.
Luz direcional com cores frias, como o verde e azul, oferecem um efeito calmante que combate o estresse. 






Ambiente motivado:
Use iluminação ambiente brilhante junto com luzes dirigidas diretamente às áreas utilizadas para a realização de tarefas, principalmente sobre as bancadas e zonas de preparo.
Instalar luzes debaixo dos armários, sobre os balcões, oferece uma boa opção de iluminação para a cozinha.
Dispositivos com várias lâmpadas fazem o ambiente mais brilhante e revelam detalhes da decoração que antes não eram percebidos.
Use diferentes luzes para criar um efeito de espaços separados, tais como a área de armazenamento e de preparo.









Ambiente dramático:
Luzes instaladas no piso (uplighting) e colocadas debaixo de grandes folhagens criam padrões impressionantes ao refletir as folhas nas paredes e no teto.
Luzes embutidas no teto (downlighting) com facho de luz estreito podem ser usadas para iluminar um vaso ou escultura. Assim a parte inferior do objeto permanecerá na sombra, criando um efeito de flutuação.
Para enfatizar detalhes arquitetônicos singulares, utilize luzes montadas diretamente na parede, assim como lâmpadas de piso de boa altura.
Os dispositivos de iluminação que utilizam mais de uma lâmpada são os melhores para a obtenção de efeitos dramáticos e para ressaltar as obras de arte.



Ambiente íntimo:
Evite as luzes colocadas diretamente sobre a cabeça, pois podem causar ofuscamento.
Um sistema com dimer oferece grande versatilidade a qualquer dispositivo luminoso.
Uso de muitas lâmpadas cria um brilho agradável; utilize tons de cores cálidas ou escuras.
Faça com que o teto pareça mais baixo colocando luzes de parede a uma baixa altura e utilizando luminárias fechadas na parte superior.


 






 

Fonte: Studio casa decoração
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário